Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

2200 - uma Lua para dois


------------------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4000                                         Data: 03  de agosto de 2012
-------------------------------------------------------------------------------------

O  PLANO  REAL

O Biscoito Molhado alcança a edição de nº 4000 e, para comemorar este acontecimento, optamos por falar de uma das poucas coisas boas que duram neste país: o Plano Real, que chegou aos 18 anos de existência. A inflação, quando ele surgiu, era maior do que o número de moedas que o Tio Patinhas guardava na sua caixa-forte: 1 142 332 741 811 850%, de 1967 a 1994. Este valor impronunciável foi constituído nos governos de Costa e Silva, Garrastazu Médici, Ernesto Geisel, João Batista de Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor de Mello e Itamar Franco. Para que não cometamos injustiças, temos de citar os seguintes governantes que muito contribuíram para tal desgraça: Juscelino Kubitschek, com a construção de Brasília; Jânio Quadros, com a sua renúncia; e João Goulart, pela anarquia avermelhada.
Dos presidentes citados, o gramaticão José Sarney foi quem mais se impregnou de charlatanice com o denominado Plano Cruzado. Lançou-o com o congelamento de preços e os mais iludidos se denominaram “fiscais do Sarney”, e, depois de eleitos quase todos os candidatos a governador do seu partido, a derrocada veio com maior intensidade e se abateu sobre o país. Deixou o governo com uma hiperinflação diária de 3%.  Nesse cenário, Fernando Collor de Mello tomou posse e ministrou ao paciente um remédio mais maléfico do que a doença: o confisco do dinheiro circulante. Destituído do poder por corrupção (a moda da punição não pegaria no Brasil), assumiu o vice-presidente Itamar Franco.
Depois de indicar quatro ministros da Fazenda sem competência para o cargo, ouviu um conselho iluminado do parlamentar Roberto Freire: “Mude o Fernando Henrique Cardoso do Ministério das Relações Exteriores para o Ministério da Fazenda”.
Sobre o novo cargo que teria de assumir no governo de Itamar Franco, FHC escreveu:
“Curiosa a vida. Eu sempre olhara para a economia pelo viés sociológico das questões estruturais. De repente, tive que entrar em cena em um momento no qual o desafio a ser enfrentado requeria medidas ortodoxas de política fiscal e de política monetária, sem contar negociações com os banqueiros internacionais para pôr fim à desafortunada moratória de 1987.”
Sobre essa moratória, vale lembrar um episódio ocorrido no Senado Federal onde o carismático ministro Dílson Funaro foi prestar esclarecimentos sobre o Plano Cruzado. Em certo momento o Senador Roberto Campos o abordou:
-Ministro, eu fui informado que as reservas do Brasil não passam de irrisórios 5 bilhões de dólares.
-Eu posso lhe garantir que as reservas são bem maiores do que esse valor. - retrucou Funaro.
-As reservas do Brasil estão perigosamente baixas. - insistiu Roberto Campos.
-É a minha palavra contra a sua. - declarou Dílson Funaro sob os aplausos da plateia orelhuda.
Poucos meses depois, ou seja, em 1987, o Brasil entrava na “desafortunada moratória”, cinco anos após aquela decorrente da quebra do país, em 1982, na gestão do czar Delfim Netto.
Para tratar desse mal, o ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso convocou a personalidade mais capacitada para tal, Pedro Malan. Eis o que escreveu:
“... Pedro Malan, primeiro como negociador-chefe e depois, como presidente do Banco Central, com firmeza e seriedade, além da paciência chinesa que o caracteriza, preparou um intricado pacote de opções para a troca dos antigos títulos da dívida por novos, com melhores condições de pagamento.”
“Com esse aval nas mãos (a chancela do FMI) o Tesouro americano emitiria bônus de uma série especial que o Banco Central do Brasil compraria e depositaria no Banco Internacional de Compensações (BIS) - espécie de banco central dos bancos centrais, sediado em Basileia, na Suíça. Esses bônus serviriam de garantia aos bancos credores na troca dos títulos velhos por novos, com melhores condições de pagamento e juros menos agressivos.”
“O volume total da dívida negociada chegou a 70 bilhões de dólares, sendo cerca de 50 bilhões com credores privados e o restante com governos e instituições oficiais. Emitiram-se títulos novos de prazo médio superior a 20 anos. Com a renegociação da dívida, o Brasil saiu da moratória e voltou ao mercado internacional de crédito. Foi a maior operação de renegociação da dívida feita até então pelo mercado financeiro internacional.”
O Dieckmann apresentou um dia, no Departamento de Marinha Mercante, um teste de um curso de administração de empresas. Consistia o mesmo em quatro grupos de cinco pessoas, com um chefe. Eles se perderam da nave-mãe, na lua, e cada um dos perdidos possuía treze artigos (bússola, lanterna, caixa de fósforos, lata de leite em pó, garrafa d' água, etc.). Todos, com uma listagem na mão, deveriam, depois de um tempo de confabulações no seu grupo, assinalarem em ordem decrescente os artigos mais importantes para se chegar à nave mãe. No final, valeria como nota de cada grupo a listagem entregue pelo seu respectivo chefe, mas se saberia depois a nota de todos os participantes do teste.  O grupo chefiado por uma colega psicóloga, que se antecipara e escolheu o MacGyver (um amigo engenheiro, mestre nessa matéria) para o seu grupo, tirou, no entanto, a segunda pior nota, entre os grupos, do teste, cinco e meio, enquanto ele foi o que mais se destacou de todos, oito e meio. Por que aconteceu essa disparidade? Porque o conhecimento técnico foi neutralizado pela ignorância autoritária da chefe.(*)
Fernando Henrique Cardoso soube escolher e organizar a melhor equipe para a formulação do Plano Real, ouvir as ideias desses técnicos, e, com excelente tino administrativo, no Ministério da Fazenda, colocá-las em prática, enquanto dissuadia o presidente da República, Itamar Franco, de tomar medidas populistas, como o congelamento de preços.
André Lara Resende, Persio Arida e Edmar Bacha, que estiveram no Plano Cruzado como o MacGyver dos “perdidos na lua”, foram convocados para atuarem no Plano Real, além do já citado Pedro Malan, e outros, como Armínio Fraga. Sobre este, escreveu Fernando Henrique Cardoso:
“... Armínio, que eu viria a conhecer melhor mais tarde, após ele ter assumido o BC, em 1999, já àquela época (1993) tinha consistência técnica profunda. Sempre demonstrou acuidade e raciocínio rápido, somado à capacidade de ação. Com seu jeito adolescente – depois de minha saída da Presidência, várias vezes apareceu na minha casa em São Paulo de mochila às costas - sua simplicidade pessoal e a maneira agradável, direta e clara de expressar o que pensa e faz, cativam logo. Além disso, é de um otimismo fundamental.
Fernando Henrique Cardoso defendeu o Plano que interrompeu a marcha insidiosa da inflação de 1 142 332 741 811 850% até poucos dias antes do fim do seu mandato. Eis o que escreveu o cronista Ricardo Noblat
-”A campanha presidencial de 2002 estava pelo meio quando FH convidou Lula para uma conversa reservada: “O que você acha?”- perguntou Lula. “Acho que você vai ganhar, mas precisa fazer um gesto para acalmar o mercado financeiro e o mercado internacional.” - respondeu FH.
“Pouco tempo depois, Lula divulgou a Carta aos Brasileiros onde prometia manter a política econômica de FH. Em telefonemas para os presidentes dos Estados Unidos, Bill Clinton, do FMI e do Banco Mundial, FH avalizou a promessa de Lula.”
Como se vê poucas coisas foram tão eficazes na história do Brasil quanto o Plano Real, por isso é o assunto deste Biscoito Molhado que chega ao número que se equipara à inflação anual do tempo do presidente Sarney.
Além disso, o Biscoito Molhado também chegou aos 18 anos de existência.
(*) A experiência foi relatada sucintamente e perguntamos ao próprio Dieckmann qual era a sua lembrança do fato. O Distribuidor do seu O BISCOITO MOLHADO primeiramente alegou falta de memória, mas, em seguida, convencido pelos holofotes que iluminariam o seu nome a partir de uma história decente nos disse: “O exercício era para mostrar a funcionalidade do trabalho em grupo. E, no caso, tratou-se não de autoritarismo puro e simples, mas da capacidade excepcional da colega em questão em colocar seus pontos de vista. Com perspicácia e argumentação de primeira linha, retirou as boas opiniões do Mc Gyver e as substituiu por idiotices soberbas. Foi o único caso no DMM em que a nota do grupo foi inferior à média das notas individuais. O SEBRAE comentou pouco depois que foi um dos poucos casos em que esta situação ocorreu e que seria um caso de forte liderança negativa.”
Em seguida, o Dieckmann disparou: “Pode-se considerar o episódio uma história decente?”Claro que pode – retrucamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário