Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de setembro de 2012

2228 - vidas e flautas

----------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4028                                        Data: 14 de setembro de 2012
-----------------------------------------------------------------------
O SABADOIDO PÓS-INDEPENDÊNCIA
PARTE III
-Xi, Luca, esqueci de colocar gelo no seu uísque. - desculpou-se o Claudio movimentando-se para retornar a cozinha.
-Deixe como está, Claudiomiro.
Eu, juntamente com o Vagner, bebia o copo d' água que a Gina trouxe.
-Você recebeu o e-mail que lhe enviei sobre o Freixo? - dirigi-me ao Luca.
Depois de ele confirmar, eu disse que desistira de votar nele porque se mostrou favorável à liberação dos bailes funks, a trilha sonora do inferno.
-Pois eu falei justamente nisso quando você estava lá dentro. - afirmou o Luca.
Claudio, nesse instante, interveio:
-Vocês não leram o artigo do Rodrigo Constantino no Globo de terça-feira?... Ele meteu o pau na esquerda caviar: Chico Buarque, Walter Moreira Sales e irmãos e outros.
Nos outros, encontrava-se o Leonel Brizola, mas meu irmão o omitiu, seguindo adiante:
-O eleitor carioca tem essa mania de acolher esquerdistas que aparecem como salvadores da pátria, como a Heloísa Helena, esse Freixo...
-A Marina Silva.
Não apresentei a minha discordância do Luca sobre a Marina Silva porque não cabia uma discussão política.
-O Dieckmann vai votar no Paes. - disse, já que encaminhara o e-mail do nosso amigo sobre a eleição de outubro deste ano aos integrantes do Sabadoido.
-O Dieckmann vai votar no Freixo. - corrigiu o Luca para, em seguida, dizer que votaria também nele.
 -Eu anularei o voto. - rezingou meu irmão.
-O Paes vai ganhar de qualquer maneira. - mostrou-se a Gina realista.
-Vocês viram o discurso do Bill Clinton na convenção do Partido Democrata? – indaguei.
-Vimos.
-Não há necessidade nem de se saber inglês para constatar o brilhantismo da sua fala; as ênfases, as pausas, o domínio pleno que ele teve sobre o público, que foi ao delírio.
-Carlinhos, ele defendeu o emprego da mulher. – aludiu o Luca ao fato de Hillary Clinton ser a secretária de Estado.
Meu irmão interveio:
-Arnaldo Jabor tem três grandes paixões: Nélson Rodrigues, Fernando Henrique Cardoso e Barack Obama.
-Carlinhos, você escreveu uma coisa de Marx que eu até concordo...
A Gina rumou para dentro de casa e eu me preparei para aguardar em que questão, tratada em três números do Biscoito Molhado, o Luca se referia. Ele se pôs, porém, a falar do programa do Jô Soares.
-Ontem, foi ao Jô Soares uma moça muito bonita. Ela se apresentou bastante nervosa e o Jô perguntou se queria uma bebidinha pra se acalmar. Ela pediu Tequila e ele acompanhou. Ela bebeu num trago só.
-Bebeu à cowboy.- interferi na narrativa do Luca, que prosseguiu:.
-Ela pediu outra Tequila e o Jô acompanhou. De novo, a moça bebeu num só trago.
-À cowboy.- ratifiquei.
-Na terceira pedida dela, o Jô Soares não acompanhou. Em seguida, a entrevistada  imitou várias cantoras americanas. Uma beleza!
-Que cantoras americanas? - perguntaram em uníssono o Claudio e o Vagner.
-Cantoras americanas. - foi a resposta vaga.
-Ora, Luca, como eu posso elogiar se não conheço as cantoras imitadas? - cobrou o Claudio.
-Assim não vale, Luca. - ironizou o Vagner.
-Ella Fitzgerald?... Billy Holiday? ? Sara Vaughn???- tentavam adivinhar.
-E o Karl Marx? - pensei, mas nada disse.
Luca passou, então, para outro entrevistado do programa do Jô Soares.
-Sabia que o Carlos Vereza toca flauta e aprendeu com o Altamiro Carrilho?  Ele tocou, na entrevista, com o Derico.
-Derico é um bom flautista. - assinalei.
-Eu vi. – disse o Daniel que passava pela sessão do Sabadoido nesse momento.
-Você viu? – entusiasmou-se o Luca.
-A televisão estava ligada na Casa da Moeda e, antes de eu dar uma dormidinha, assisti alguma coisa do Jô. – disse ele que, no telefone, se despede sempre de mim com “Um beijo do gordo”.
E finalmente Luca entrou no tema Karl Marx.
-Carlos Vereza disse que Karl Marx era uma pessoa bondosa, que conheceu Allan Kardec.
-Bem, Luca, Karl Marx viveu um período da vida em Paris e foi contemporâneo do criador da doutrina  espírita.- manifestei-me.
-O Carlos Vereza disse que eles se conheceram, que Marx não era esse ateu que propagaram por aí.
Acionado o Departamento de Pesquisas do Biscoito Molhado, soubemos que o Kardecista Clóvis Nunes especula sobre a amizade que teria juntado Karl Marx a Allan Kardec e sobre a ligação do criador do comunismo com o pensamento espírita. Essa ligação, segundo Clóvis Nunes, é provada em trechos como o que se segue:
-“O Senhor M..., que assistia a essa reunião, era um jovem comprometido nos assuntos políticos, e que era obrigado a não se colocar muito em evidência. Crendo num transtorno próximo, se preparava para nele tomar parte, e combinava os seus planos de reforma; era, de resto, um homem agradável e inofensivo.” (Kardec Allan, Obras Póstumas: Primeira Revelação da Minha Missão).
De repente, passou-se a falar de tênis.
-Quais são mesmo os torneios do Grande Slam? – hesitou o Luca.
-O torneio da Austrália, Rolland Garros, Wimbledon e o Aberto dos Estados Unidos. - esclareceu meu irmão.
-Então, SLAM não significa cada um desses torneios?...
Como julgou que significava uma sigla ou um acrônimo, dissemos que não, era uma palavra da língua inglesa.
-O que significa slam? – insistiu.
Daniel foi encarregado de catar o significado da palavra no google, mas, segundos após, ouvimos  soar uma música dos Beatles no teclado.
-Eu vou ver. – disse a Gina.
Minutos depois, voltava ela para esclarecer que o termo slam chegou ao tênis vindo do jogo de bridge. Como ninguém ali sabia jogar bridge, continuamos na mesma ignorância.
E falou-se, então, de música.
-Não conseguiu tocar o CD, Claudiomiro?...
-Não. – respondeu meu irmão retirando-o do seu aparelho de som.
Como aquele CD, trazido pelo nosso amigo, era novidade para mim, imaginei que trataram dele enquanto eu estava no computador assistindo ao vídeo em que o Sérgio Strongs falava do Levy e do Roniquito, enquanto aparecia o Puma do Vicente, exibido num travelling de câmera.
-No rádio do meu carro, eu toco para o Carlinhos e o Vagner ouvirem. – prometeu.
Vagner falou “Trenzinho Caipira”, e o meu irmão corrigiu:
-“Trenzinho do Caipira.”
-Sei que é uma das partes das Bachianas nº 2 do Villa Lobos. – intervim.
Na hora de ir embora, Luca parou o carro na Rua Chaves Pinheiro, em frente à casa do Vagner e cumpriu o prometido; colocou o CD para tocar. Soaram, então, as notas de Summertime, ária da ópera Porgy and Bess de Gershwin.
-Ninguém tem coragem de modificar nessa introdução.
As palavras do Luca foram abafadas pelo magnífico solo de piston do Louis Armstrong. Em seguida, entrou a voz legendária de Ella Fitzgerald para, logo depois, Louis Armstrong também fazer uma participação vocal.
Luca apertou um botão, antes que a música se encerrasse, para que fosse ouvido “Urubu Malando”, de Pixinguinha, tocado por instrumentistas de primeira qualidade.
-Olha, como eles brincam com o ritmo, Carlinhos e Vagner. – empolgou-se.
Não era para menos, dois dos maiores músicos do século XX, Pixinguinha e Louis Armstrong tinham mesmo de empolgar a todos que tem gosto apurado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário