Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

2226 - o facebook do biscoito


-------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4026                                       Data: 10 de setembro de 2012
--------------------------------------------------------------------

O SABADOIDO PÓS-INDEPENDÊNCIA

-Daqui a pouco o Daniel chega do trabalho. - disse o Claudio com a maior tranquilidade do mundo.
-Como, são oito e meia da manhã?... Ontem, foi o feriado de 7 de setembro?...
-Carlinhos, Daniel está colocando dinheiro no bolso...
-Ele foi chamado para trabalhar pela madrugada adentro?- perguntei para realçar a minha surpresa.
-Daniel quer ficar rico.
-Deixa-me ver onde ele está? - aparteou a Gina com o celular já no ouvido.
-E, então, querido, já está perto?...
Alguns segundos depois, Gina desligava o celular e nos informava que o táxi já passara por Guadalupe.
Ele virá com sono e, certamente, ocupará o quarto e eu ficarei sem o seu computador justamente no momento em que necessito tanto de uma internet rápida por ter ingressado no facebook. - imaginei.
Gina puxou conversa.
-Eu não entendo esse pessoal que pretende aproveitar o feriadão pegando a estrada...
-Eu soube de engarrafamentos de 26 horas da cidade de São Paulo ao litoral. – interferi.
-Lá, então, é uma coisa horrorosa... Eles ficam horas e horas nas estradas, chegam na praia, molham a bunda e já está na hora da volta, e passam por mais horas e horas de engarrafamento. – ironizou a minha cunhada.
-Carlinhos, você leu o artigo do Rodrigo Constantino na  Globo de terça-feira sobre a “esquerda caviar”?
-Não li, mas imagino quais são os integrantes da esquerda caviar.
-Os filhos do Valter Moreira Sales, Chico Buarque...
-Ele citou o Roberto Campos que denomina esses esquerdistas de filhos de um adultério do Marx com a Coca-Cola.
-Mas esse artigo é a propósito de que? – quis saber.
-Da exaltação que a esquerda caviar faz do Freixo na eleição para prefeito.
-Cláudio, eu, que sou, no máximo, da esquerda salmão, pensei em votar no Freixo com um objetivo apenas: evitar a reeleição do Eduardo Paes por uma maioria esmagadora,  mas quando soube que o candidato do PSOL é favorável  aos bailes funks, mudei rapidamente de ideia.
-Você não sofreu com a macumba do vizinho aqui do lado?... – interveio a Gina.
-Voltando ao Freixo, o Dieckmann me escreveu que votará nele porque o Eduardo Paes com 70% da votação, sem precisar se reeleger, ficará solto sem nada fazer.
-Não, ele quer ser governador. – discordou meu irmão.
-Falam no Pezão como próximo governador do Rio de Janeiro, mas ele é apadrinhado pelo Sérgio Cabral, que se sujou com o caso Delta do Fernando Cavendish.
-Se ele enfiar o Pezão na porta, chega a governador. - não perdeu a Gina a piada.
Lembrei-me do livro que dei há uns dez dias à minha sobrinha de doze anos e mudei de assunto.
-A Ana Clara, ao me agradecer o presente, “Branca de Neve e o Caçador”, garantiu-me que o leria em uma semana, mas não conseguiu. A mãe dela examinou o livro e reconheceu que a Ana Clara não encontrará a mesma facilidade de outras leituras.
-Eu soube que ela viu o filme. - disse o Claudio.
-Eu, com treze anos de idade, li “O Guarany”...  Li muitas obras do José de Alencar, que usava uma linguagem rebuscada, não tanto como o Camilo Castelo Branco.  Eu não entendia o significado das palavras, mas seguia adiante.
-Não leu os grandes mestres da literatura universal com quatorze anos de idade? – ironizou meu irmão.
-O leitor tem de ter uma cultura apreciável para entender um grande clássico, o que se obtém, na melhor das idades, com mais de vinte anos. – manifestei-me.
-Eu, quando me entusiasmo com um livro, e leio muito, sinto uma terrível dor de cabeça. – disse a Gina.
-Os romances que eu devorava, no passado, em uma semana, hoje me exigem um mês.  O livro passou a ser um ansiolítico para mim, leio e o sono logo me domina.
-Você está com o mesmo mal do Lula?  - estocou-me o Claudio.
-A diferença é que a minha atração pelos livros nunca esmoreceu; a idade é que diminuiu a minha capacidade de leitura.  Às vezes, eu escrevo para me manter acordado. Quanto à Ana Clara, é louvável que ela leia nesta época em que os petizes não trocam a tela do computador por nada.
Mal terminei de falar, o Daniel adentrou cozinha adentro com a sua alegria costumeira.
-Não vou caminhar hoje. - afirmou, enquanto depositava, na mesa, uma  pasta  que lhe chegou à cintura por causa da longa alça que pendia no ombro.
Se ele ainda cogitou em caminhar é sinal de que não vai dormir e eu tenho chance de usar o cybercafé. – deduzi esperançoso.
-Havia um bom lugar para se dormir lá?
-Carlão, eu dormi num sofá.
-Então, você dormiu como um vigia noturno. - pilheriei.
-Houve um revezamento ente nós; eu dormi das duas e vinte da manhã às quatro e vinte. Fui embalado pela serenata dos gatos de Santa Cruz.
-Melhores do que os gatos do Cachambi. - aditou a Gina.
-E, pelo que noto, deu para descansar bem. - concluí.
-Vou tomar banho.  – disse sem perda de tempo.
Sem cerimônia, sua mãe abriu a pasta e retirou os vouchers do taxista.
-A Casa da Moeda o reembolsa?
-Sim, Carlinhos. - respondeu-me a Gina.
-Eu já disse, Carlinhos, o Daniel só pensa em encher o bolso de dinheiro. Vai trabalhar na madrugada de hoje para amanhã de novo. - informou meu irmão.
-Ele trabalha como programador?
Depois de a Gina me responder afirmativamente, eu comentei que nem todas as pessoas no Brasil trabalham na matéria em que se formaram, que a praxe é o desvio de função.
-Desvio de função com o Daniel houve nos correios. - esbravejou a Gina.
Depois de alguns minutos, o Daniel reapareceu de banho tomado.
-Daniel, entrei no Facebook.
-Não vai me dizer, Carlão, que você comprou as ações do Facebook.
-Meu grau de loucura ainda não chegou ao ponto de rasgar dinheiro. Acontece que eu aceitei um convite da Luciana, sua prima, aceitei e, quando vi, umas trezentas pessoas de que eu desconhecia a existência queriam ser minhas amigas.
-Agora é tarde, Carlão.
-Pois é, Daniel, preciso da sua ajuda, pois nem o meu retrato eu coloquei no meu perfil.
-E que retrato você quer que eu coloque?
-Qualquer um, menos de um velho, pois o Dieckmann (*) já fez isso.
E comentei:
-Mal sabe ele que já foi confundido pelo Luca com o Seu Waldemar.
-E quem é o Seu Waldemar, Carlão?
-É o avô do Caio e do José.

(*) Imagine só: o redator do seu O BISCOITO MOLHADO é preconceituoso o logo contra a terceira idade. O retrato que o Dieckmann colocou no facebook e em todos os locais em que uma foto é pedida é do Q, o chefe do Departamento de Pesquisas do MI 6. Pesquisador inveterado, o Dieckmann o elegeu como seu patrono e é com alegria que este Distribuidor enaltece o fato.



Nenhum comentário:

Postar um comentário