Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

3084 - FM Biografia



O  BISCOITO  MOLHADO
Edição 5343 FM                           Data: 05 de janeiro de 2017

FUNDADOR: CARLOS EDUARDO NASCIMENTO - ANO: XXXV


BEETHOVEN, O GÊNIO
  
Ludwig van Beethoven era tido como um poeta-músico, o primeiro romântico apaixonado pelo lirismo dramático e pela liberdade de expressão, admirado por ter sido uma pessoa que primava pelo equilíbrio, pelo amor à natureza e pelos grandes ideais humanitários. Era um compositor que escrevia música para si, sem estar ligado a um príncipe ou a potentados. Os críticos consideravam-no o maior compositor do século XIX, um dos poucos homens a merecer a adjetivação de gênio.
Sua obra foi vastíssima. Sua mais importante composição transcende todas as emoções, todas as comparações e constitui a confirmação de haver sido um real merecedor de ser aclamado como um gênio: foi a sua Sinfonia nº 9 em Ré Menor, em que, pela primeira vez, foram inseridas vozes com um coral e solistas, pois pretendia o compositor realizar uma exaltação dionisíaca da fraternidade universal com apelo à aliança entre as artes irmãs: a poesia e a música. É uma obra-prima inconteste, baseada no poema de seu amigo Friedrich Schiller “Ode à Alegria”, a que o próprio compositor fez a adaptação:
       “Alegria bebem todos os seres
         No seio da natureza:
        Todos os bons, todos os maus,
         Seguem seu rastro de rosas.
         Ela nos deu beijos e vinhos
         E um amigo leal até à morte;
         Deu força para a vida aos mais humildes
         E ao querubim que se segue diante de Deus.”
Beethoven começou a compor música aos 11 anos de idade, como nunca antes se houvera ouvido. A partir desse momento, a música jamais foi a mesma. Suas composições eram criadas sem preocupação, embora tenha ele vivido grandes momentos de crises relacionadas com a família (decepção com os irmãos e frustrado com o comportamento do sobrinho que adotara para criar), amores, desilusões e dificuldades financeiras. Entretanto, seus progressos foram notáveis, de tal forma que, em 1784, já era organista-assistente da Capela Eleitoral e, em pouco tempo, passa a ser violoncelista da Orquestra da Corte e professor, quando assume a chefia da família, devido à doença do pai, cantor e músico da Corte, que morre em consequência de alcoolismo. Ao verificar que o filho, já aos cinco anos, tinha tendência para a música, tentou fazê-lo “menino-prodígio”, obrigando-o a estudar longas horas por dia. A despeito dessa atitude paterna, reagiu, para escapar do papel, por ter forte personalidade. Sua vida artística pode ser dividida em três fases: Aos 21 anos, mudou-se para Viena, onde passou o resto de sua vida. Foi mandado estudar com Joseph Haydn, pelo Conde Waldstein, a quem dedicou algumas de suas obras, por ser seu protetor e grande amigo. O Arquiduque Maximiliano, da Áustria, subsidiou seus estudos. Em pouco tempo teve de retornar à Alemanha, para acompanhar os últimos momentos de vida de sua mãe, que morreu de tuberculose. Em Viena alcançou a fama e o brilho de grande improvisador ao piano; foi também onde teve seus primeiros contatos com os ideais da Revolução Francesa, com o Iluminismo e com movimentos literários românticos. Por volta de 1794, inicia-se a redução de sua capacidade auditiva, fato que o leva a pensar em suicídio. E, a última fase, os últimos dez anos de vida, quando passou a escrever obras de caráter mais abstrato.
Em 1801, o compositor afirma não estar satisfeito com o que produzira, pretendendo tomar “novos caminhos”, o que ocorre dois anos depois, quando surge a Sinfonia nº 3 em Mi Bemol Maior, denominada Eróica. A obra foi dedicada a Napoleão Bonaparte, que perdeu a homenagem, ao autoproclamar-se Imperador. A obra  passou a ser dedicada  ”À memória de um grande homem.” Foi considerada como o início do seu período Romântico, quando criou grande número de peças geniais, em que se incluem a mais conhecida, famosa e popular Sinfonia nº5 em Dó Menor e o Concerto nº 5, denominado Imperador.
Beethoven teve sete irmãos (três homens sobreviveram), um dos quais do primeiro casamento de sua mãe, morreu ainda criança, como suas três irmãs, do segundo casamento. Sua mãe era filha do Chefe de Cozinha do Príncipe Keverich da România. Foi um compositor do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado como um dos pilares da música Ocidental. Um dos seus biógrafos declarou, com profundo senso realista, não considerar heróis os que triunfam pelo pensamento ou pela força, mas exclusivamente os que são grandes pelo coração. E cita Beethoven como exemplo. E ele próprio, Beethoven, afirmara que, "A despeito de todos os obstáculos da Natureza, fizera o possível para se tornar um homem digno desse nome.” Transformou-se, com muito esforço, num dos maiores compositores eruditos. 
Beethoven nasceu em Bonn, Alemanha, a 16  de dezembro de 1770. Morreu  a 26 de março de 1827, em Viena, onde viveu grande parte de sua vida. Seu funeral foi acompanhado por uma multidão calculada em mais de 20 mil pessoas, entre as quais personalidades do mais elevado nível social e cultural. Entre estes, conduzindo uma tocha, o compositor Franz Schubert, que morreu no ano seguinte. O corpo foi sepultado ao lado do túmulo do seu amigo. Há controvérsias sobre a causa da morte de Beethoven, citando-se cirrose alcoólica, sífilis, hepatite e até envenenamento devido a excessivas doses de chumbo prescritas pelos médicos.



Um comentário: