Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

2794 - voo solitário


---------------------------------------------------------------

O BISCOITO MOLHADO

Edição 5044                               Data: 09   de  fevereiro de 2014

--------------------------------------------------------------

 

A BANDA DE IPANEMA VAI AO RÁDIO MEMÓRIA

PARTE I

 

-Sérgio, o que foi que aconteceu no dia 8 de fevereiro?- era o sinal verde dado pelo Jonas Vieira para o Homem-Calendário entrar em cena.

-O calendário de hoje é encapetado. Em 1919... Veja que interessante: a primeira viagem aérea turística...

-Não diga. - cortou o Jonas Vieira ainda mais a frase entrecortada.

-Em 1919, primeira viagem aérea turística: um avião adaptado com assentos para piloto, etc, doze passageiros, faz a travessia Paris-Londres.

-Olha só. - admirou-se o Jonas Vieira.

Comentário da redação: a primeira travessia aérea entre o continente europeu e americano – Lisboa/Rio de Janeiro - se deu com Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922, num hidroavião monomotor. O voo continental de Charles Lindbergh ocorreu cinco anos depois, em 1927, mas a repercussão desse feito foi infinitamente maior. Os Estados Unidos é um tambor que, quando tocado, ressoa por todo o mundo, o que não acontece com outros países, principalmente Portugal e Brasil. (*)

-Em 1924... Agora é barra pesada: a primeira execução com gás nos Estados Unidos.

-Terrível. - lastimou o titular do programa.

-Em 1943, as forças americanas derrotam os japoneses na Batalha de Guadalcanal. Muito importante esse feito.

-Em 1945... Agora, uma coisa terrível: a cidade de Dresden é bombardeada com bombas incendiárias.

-Caramba!

-Jonas, a história que eu conheço é a seguinte: a cidade de Dresden não era um objetivo militar, não tinha fábrica de armas, mas os aviões americanos e ingleses, depois de bombardearem regiões estratégicas da Alemanha, voltando para a base, passaram por Dresden e não fazia sentido levar as bombas de volta, então, despejaram tudo lá, que nada tinha a ver com a história. A cidade foi arrasada. Terrível, realmente.

Segundo cálculos mais conservadores, morreram 22 mil, e exagerados, 200 mil. Esse ataque destruiu a cidade barroca de Dresden, quando a Alemanha já estava, praticamente, derrotada. Um crime de guerra que não teve um Picasso para eternizá-lo em pintura como fez com Guernica.

O Homem-Calendário prosseguiu:

-Em 1963, viagens, negócios ou transações comerciais feitos por cidadãos americanos para Cuba são considerados ilegais pela administração Kennedy. O bloqueio começou aí.

-Em 1985, foi lançado o primeiro satélite brasileiro: o Brasil SAT A1.

-Isso é histórico. - pilheriou o Jonas Vieira.

-A minha dúvida é se existiu o A2.

Espicaçado pela dúvida, Sérgio Fortes quebrou a mudez do convidado do programa, Claudio Pinheiro, um dos fundadores da Banda de Ipanema com o irmão Albino Pinheiro.

-Teve o A2, Cláudio, você que é especialista em satélites?

-Eu penso que não, mas vai chegar daqui a pouco. - entrou no clima da gozação quase carnavalesca.

-A humanidade não fala em outra coisa. - não perdeu o Jonas a piada.

-Agora, a área cultural. - impostou a voz o Homem-Calendário em busca da seriedade perdida.

-Em 1915, estreia o filme “Nascimento de Uma Nação”, filme de D.W. Griffith, importante cineasta.

-Em 1928, primeira transmissão televisiva entre Londres e Nova Iorque. 1928... tem tempo.

O espanto no comentário do Sérgio Fortes deve vir do fato que a primeira transmissão televisiva entre Rio e São Paulo só ocorreu em 1956, quando o Brasil jogou contra a Itália no Maracanã. Na ocasião, foram construídas três antenas utilizando tela de galinheiro.

-Em 2004, Bill Clinton, Mkhail Gorbachev e Sophia Loren são premiados com um Grammy pela narração do disco em que contavam a história de Pedro e o Lobo, de Prokofiev, em moldes modernos.

Três personalidades de grande destaque, duas do mundo político, e uma do mundo cinematográfico, ensinando a sonoridade de cada instrumento da orquestra sinfônica através de um conto infantil. Que fofo!

-Nascimentos. - encorpou ainda mais a voz.

-Em 1828, Júlio Verne. Ele foi danado.

-Em 1883... esse aí,  quem estudou economia, ficou com o livro dele debaixo do braço durante anos, Joseph Schumpeter, economista tcheco.

Schumpeter, muito espirituoso, dizia que pretendia ser o primeiro cavaleiro, amante e economista do mundo, e acrescentava: “... mas as coisas não vão bem com os cavalos”.  Foi ministro da Áustria com 30 anos, ganhou fortunas e perdeu tudo com a quebra da Bolsa de Valores. Ele se reinventava sempre. Formulou a teoria de a “destruição criativa” ser essencial para o capitalismo. Essa teoria tem de ser conhecida por todos aqueles pretendem falar de economia. Enfim, a biografia de Schumpeter é uma leitura obrigatória.

 -Em 1894, nascia King Vidor, cineasta americano. Importante, não é Jonas?

-Certamente. - concordou.

-Agora, o cara que é importante paca.

-Mais do que o Júlio Verne? - indagou o Jonas Vieira.

-Muito mais. - enfatizou. Você conhece o Preguinho? Nasceu em 1905, é o famoso João Coelho Netto, filho do escritor Coelho Netto. Ele se destacou em 13 esportes: natação, remo, polo aquático, saltos ornamentais, atletismo, basquete, vôlei, hóquei sobre patins, tênis de mesa, futebol... Ele ganhou 387 medalhas nessas modalidades, 55 títulos.

-Foi um grande ponta-direita do Fluminense. - acrescentou Claudio Pinheiro.

-Exatamente – empolgou-se ainda mais o Sérgio Fortes. O primeiro gol brasileiro em Copa do Mundo foi do Preguinho contra a Iugoslávia.

-Sem anabolizante? - brincou o Jonas Vieira.

O tricolor Sérgio Fortes foi ainda mais incisivo:

-Sem anabolizante. Detalhe: quando surgiu o profissionalismo, ele permaneceu amador, jamais se profissionalizou. Vejam o gene da família: filho do escritor Coelho Netto que dizia o seguinte: “Escrevi mais de cem livros, mas sou apontado na rua como o pai do Preguinho”.

-Ele era o Pregão. - a veia satírica do Jonas Vieira estava definitivamente estufada nesse domingo.

O entusiasmo do Sérgio Fortes não esmorecia.

-Outro detalhe importante: o Preguinho era irmão de uma extraordinária cantora de ópera: Violeta Coelho Netto.

-Violeta Coelho Netto.  - disse, quase ao mesmo tempo, o convidado do programa, deixando-nos a impressão que não conhecia só músicas de carnaval.

-Que gene! - repetiu.

A muito custo, passou para outras datas:

-Em 1912, nasceu Lélia Abramo, atriz ítalo-brasileira.

-Em 1920, nascia a sua amiga, Jonas, Lana Turner.

-Grande Lana Turner! A minha preferida. - vibrou o Jonas.

-Ela era bonita, teve uma vida complicada.

-Eu a entrevistei – prosseguiu o Jonas Vieira. Ela gostava muito de homem.

-Eu tenho horror a homem. - expressou o Sérgio a sua aversão.

-Em 1925, Jack Lemmon.

-Grande ator. - concordaram todos.

-Em 1931, James Dean.

Nós, do Biscoito Molhado, usamos a jaqueta James Dean na adolescência. Sérgio Fortes se usou, não disse, passou para a data seguinte.

-Em 1932, John Williams, maestro de trilhas sonoras.

-Sensacional.

Depois da exclamação entusiasmada do titular do programa ao ouvir o nome do compositor, foi adiante:

-Em 1965, falecia Augusto Frederico Schmidt, grande empresário e poeta.

-Grande poeta. - ratificou o Jonas.

Assim como Lana Turner gostava de homem, ele gostava de mulher. Segundo os mexeriqueiros, enfartou e morreu no meio de um relacionamento sexual.

-Em 2002, Zizinho, seu amigo, Jonas. - alfinetou o Sérgio, pois se lembrava da história narrada pelo Jonas Vieira, em um Rádio Memória anterior, sobre a reação desdenhosa do ídolo para com o seu tiete Jonas Vieira.

-Pois é... - limitou-se a dizer.

-8 de fevereiro é o dia da santa protetora do Claudio Pinheiro, Santa Josefina. Você nem sabia disso, Claudio.

-Sabia do São Marcelino do dia do meu aniversário. - manifestou-se.

-Não, você é protegido pela Santa Josefina. - insistiu e voltou-se para quem andava sumido do programa, pelo menos para nós, ouvintes.

-E o santo que protege o Peter é São Jerônimo Emiliano. Você também não sabia, não é, Peter?

-É por isso que ninguém assalta o Peter. - não perdeu a oportunidade o Jonas Vieira, que estava encapetado como o calendário.

-São Jerônimo Emiliano, cá entre nós, é da série B, joga ali com o Goitacás. - misturou o Sérgio religião com futebol, o que é muito comum entre os torcedores.

 

(*) Sem nenhuma procuração do Obama para defendê-lo, o Distribuidor do seu O BISCOITO MOLHADO informa que o voo do Lindbergh, além de solitário, foi non-stop. E o voo do Gago Coutinho e Sacadura Cabral partiu de Lisboa e fez escalas nas Ilhas Canárias, São Vicente, Porto Praia, na África e em Fernando Noronha, antes de tocar em Recife. Como era um hidroavião, amerissou, recebeu combustível, sobressalentes e fez reparos. Tudo muito honroso e aventuroso, nada a diminuir a façanha deles, mas não é justo não dar o devido destaque ao voo do Lindbergh.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário