Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

3014 - Ora bolas! Outra reunião!


----------------------------------------

 

O BISCOITO MOLHADO

 

Edição 5263L                                Data: 11 de fevereiro de 2016

 

FUNDADOR: CARLOS EDUARDO NASCIMENTO - ANO: XXXIII

 

------------------------------------------

 

R E U N I Ã O

 

Reuniões parecem ser imprescindíveis, mas francamente não as aguento.

Existem reuniões para simplesmente informar e outras para que grandes decisões sejam tomadas. Mas, tanto umas quanto outras, me incomodavam.

Não tinha cargo de tamanha importância e nunca fui pessoa de alçadas significativas. Entretanto, virava e mexia, lá estava eu reunido...

Havia época em que me convocavam para uma na segunda-feira e outra para quarta e, nunca esquecendo de que, de quinze em quinze dias, havia as que eram em São Paulo, sempre às sextas-feiras, quando os nevoeiros do Rio de Janeiro, mais as chuvas constantes da Terra da Garoa, complicavam os voos e tornavam as esperadas vésperas de sábado em dias nefastos.

Tem gente que gostava de apregoar em alto e bom som que está com a agenda tomada, sentindo-se muito importante por causa disso, ficando toda prosa, embora, na maioria das vezes, entrasse na reunião como “cabra macho” e saísse como “bode expiatório”. Assim mesmo, viviam envaidecidos por participarem desse grupo supostamente seleto.

Continuo achando que a maioria dessas reuniões deveriam ser desmarcadas, inclusive as ministeriais e serem substituídas por circulares normativas.

Há reuniões marcadas para que relevantes providências sejam discutidas, só que tudo já foi decidido antes das mesmas começarem. Participei de uma que começou assim:

- Estamos aqui reunidos, mas por motivo de força maior, esta reunião fica suspensa.

Trabalhei numa célula que, quando foi criada, éramos meu chefe e eu. Mesmo assim, ele marcou várias reuniões e, por incrível que pareça, todas no auditório.

Banalidades e coisas sem importância, já vi discutirem à exaustão.  Minha área de trabalho era segurança e fraude, numa época em que o “clone de cartão”, “chupa-cabra” e “anzol” aconteciam em escalas crescentes.

Foi uma luta fazer a diretoria entender que, ao invés de nos reunirmos, melhor seria a interação entre os bancos lesados, através de e-mail, trocando informações e fitas que mostrassem a maneira como operavam e os rostos dos habilidosos malandros.

Foi um trabalho árduo que, junto com delegacias de policias especializadas, conseguimos combater. Hoje ainda existem, só que em números toleráveis.

Atualmente, apesar de aposentado, ainda sou convidado para algumas reuniões, a fim de mostrar o que for intuitivo e em que a nossa velha experiência pode ajudar os novos colegas, hoje em atividade, oriundos de faculdades que os formam em “segurança”.

O tempo não minimizou a birra que tenho com as reuniões. Agora mesmo, me telefonaram para uma, com o grupo do Tênis de Mesa, para decidir o que fazer com as bolinhas de celuloide que, com o advento das bolas de plástico, podem ficar obsoletas. (*)

E, no elevador do prédio onde moro, há uma convocação para decidir sobre o cão que late a noite toda, em um apartamento cujo dono do imóvel, que também tem o cachorro, é surdo e dorme tranquilamente, num sono profundo. Haja paciência! ... .

E juro a vocês que, parte desta crônica, fiz numa reunião, na qual uns cochilavam e outros até dormiam.

 

(*) O seu O BISCOITO MOLHADO também é cultura desportiva – nenhum leitor jamais suspeitaria dessa condição desfavorável para as tradicionais bolinhas. Quando se amassava uma, levava a dita para a panela com água fervendo e pop! A bola voltava a ser bola.

 

2 comentários:

  1. Uma passagem indelevel nos meus 38 anos de Petrobras, teve como pano de fundo uma dessas reuniões pra "enrabar mosquito", como as chamávamos naquelas priscas eras. Numa dela, percebendo que a pauta da reunião era + 1 vez vazia e bem no inicio dela, meu chefe foi chamado pelo seu (dele) superior. De pronto se levantou e pediu que o aguardássemos, que não demoraria. Então, combinamos testá-lo e voltamos rapidamente pra nossas mesas, pra ver se ele se lembraria na volta, da tal reunião sem pauta. Não deu outra: ele voltou logo a seguir e para felicidade geral "danação", nem lembrou da reunião de enrabação. Os mosquitos que iriam ser sodomizados até hj agradecem...

    ResponderExcluir
  2. O BISCOITO MOLHADO aplaude a decisão tomada pelo grupo. Infelizmente a atual febre de zica possa ter sido gerada pela falta desta reunião. Nunca saberemos.

    ResponderExcluir