Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de junho de 2014

2641 - coisa de mafioso


--------------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4891                          Data:  24  de  junho de 2014
-----------------------------------------------------------------

A FESTA DA COPA NO SABADOIDO
PARTE II


-Há pessoas que conseguem ficar seis horas diante da televisão assistindo a jogo de futebol. Eu não consigo. - afirmou o Luca enfaticamente.
-Seis horas?...
-Sim, Carlinhos; jogo a uma hora, às três e às cinco da tarde. É verdade que você está trabalhando...
-Não há problema; no meu trabalho, ficam duas televisões ligadas nessas horas. Mas já tomei uma decisão: escolho apenas uma partida para ver por dia.
-Eu assisto a todas.
-A todas, Claudiomiro?
-Luca, o nível está muito bom nesta Copa do Mundo. Depois dela, nós teremos do voltar àquele futebol pobre do campeonato brasileiro. Tenho que aproveitar. - justificou-se.
-É verdade. - concordou.
-As estatísticas mostram que, até agora, a seleção brasileira é uma das melhores em tirar bola dos adversários e uma das que mais erram passes. - manifestei-me.
-Eu li esses dados na coluna do Fernando Calazans. - disse meu irmão.
-Ou seja, o futebol brasileiro perdeu as suas características; deixou de jogar a bola de pé em pé e a recorrer a tackles para desarmar os adversários como os europeus.
-Recorrer a carrinhos, você quer dizer? - perguntou-me o Claudio incomodado com o termo inglês.
-Vá lá, carrinhos. Tackles é mais usual no Rugby, mas como as regras do nosso futebol saíram do Rugby...
-Esse futebol de bola de pé em pé, dos nossos jogadores de antigamente, é jogado pelo escrete espanhol e eles estão indo para casa mais cedo.- interveio o Luca.
-Não sei, Luca... Falam que houve uma negociação por baixo dos panos com a FIFA para eles perderem para a Holanda e o Chile. Não sei. - demonstrou hesitação meu irmão.
-Que os espanhóis levaram gols com erros infantis contra a Holanda, todo mundo viu.- afirmou o Luca.
-Na Copa de 98, na França, na decisão com o escrete da casa, o Ronaldo Fenômeno teve aquela convulsão depois do almoço que, até hoje, não foi esclarecida. Na Copa seguinte, o Brasil foi ajudado pela arbitragem no jogo contra a Turquia e a Bélgica.
-Mas tinha time para ganhar o título. - intervim.
-Eu não discuto isso. - reagiu.
-Há quem jure que já está tudo acertado antes; a Espanha sai hoje, mas abocanha a Copa em 2018. - manifestou-se o Luca.
-Eu sou cartesiano como o Fernando Henrique Cardoso, com uma diferença. Ele diz que é cartesiano com pitadas de candomblé...
-Candomblê, ele pronuncia em francês. - lembrou-me o Claudio.
Prossegui:
-Eu sou cartesiano sem pitada alguma. Sigo o princípio da dúvida sistemática enunciado por Descartes; não aceito a veracidade de nada sem que ela seja demonstrada. Assim, não vou me precipitar em afirmar o que há nos bastidores escuros da Copa do Mundo.
-Mas que os dois últimos presidentes da FIFA são mafiosos, Carlinhos, não restam dúvidas.
-Não restam dúvidas, Luca.- não desconcordei.
-Não sei por que o Lula não tentou a presidência da FIFA. - provocou o Claudio.
-Certamente que ele pensou no caso, Claudiomiro. - disse o Luca.
-Lembram que falaram de ele ser presidente da Petrobras depois de passar a faixa para a Dilma? - perguntei aos dois.
-Já pilharam muito a Petrobras. Ele ganharia menos dinheiro lá. - frisou meu irmão.
-Lula trouxe esta Copa para cá para ser deificado pelo povo, mas o tiro saiu pela culatra. Se ele colocar as fuças de fora em quaisquer desses estádios da Copa do Mundo receberá uma vaia monumental.
-E dirá que foi vaiado pela elite branca. - seguiram-se as palavras do Claudio às minhas.
-Os preços do ingresso estão fora do orçamento dos pobres. - disse o Luca.
Tomei a palavra.
-O Lula é corintiano e espertalhão, todos sabem disso. Ele, então, mexeu os pauzinhos para que fosse construído, finalmente, um estádio para o Corinthians que, como cereja do bolo, receberia a partida inaugural da Copa do Mundo de 2014. E o que aconteceu? Entrou dinheiro público para custear as obras, ou seja, palmeirense, são paulino, flamenguista, botafoguense, gremista, etc tiveram de pagar o estádio do Corinthians. Para culminar a lambança, oito operários morreram devido à pressa de encerrar a construção antes da Copa.
-E lá a Dilma recebeu a vaia da elite branca. - disse o Luca com um sorriso zombeteiro.
-Era para o ego do Lula inflar ao máximo na primeira partida, Brasil e Croácia, mas a inflação foi outra.- comentei.
-Houve, antes da Copa, futebol no Itaquerão com preços populares e, ainda assim, Lula não se arriscou a aparecer. - lembrou o Claudio, enquanto se levantava da cadeira para pegar dois copos de caipiroska.
-E a Rosa, Luca?
-Não a tenho visto como antes; pego as cartas delas na banca do Édison; trouxe algumas para você. - disse, enquanto me passava um envelope.
Passei rapidamente a vista por uma dessas cartas e me surpreendi:
-Ela escreveu aqui que, em 2015, completa 80 anos de leitura.
-Não se esqueça de que ela já lia com 80 anos de idade.
-É verdade. O cérebro da Rosa deveria ser doado para estudo; para se saber o alcance da leitura para o aprimoramento da memória.- frisei.
 -Ela leu mais do que o pai, o Agripino Grieco, que teve uma biblioteca de uns 50 mil livros. - comentou.
-Lembrei-me do Kenneth Cooper escrevendo sobre um militar que superou um problema cardíaco congênito com exercícios aeróbicos, eles transformaram suas artérias estreitas como ruelas em autênticas avenidas. A leitura é como um exercício neuróbico que aumenta incrivelmente as possibilidades da memorização.
-E ela não tem computador em casa, o Google não está à mão. - interrompeu-me o Luca.
-E mesmo que tivesse, não precisaria muito do Google. - assinalei.
Nesse instante, o Claudio veio com as bebidas e, com ele, o meu sobrinho.
-Daniel, a Kiarinha me mostrou as suas fotos no Facebook.
-Luca, lá na FIFA Fan Fest, eu estava endiabrado.
-Eu lhe vi abraçado com duas holandesas.
-Não se meta com minhas holandesas!
-Não, Daniel, são suas.
-Você viu, Luca, que as duas estavam com copos avantajados de cerveja?- interveio meu irmão.
-Vi, Claudiomiro; holandesas são jovens e bebem, ao que parece, como gente grande.
-Qual era a cerveja, Daniel?
-Só sei que não era Skol. - respondeu em tom de pilhéria.
-O Souzinha é que gosta desse mijo de gato.- reportou-se meu irmão a um cunhado do Luca.
Rumores vindo do lado de fora anunciaram a chegada da Gina das compras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário