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sexta-feira, 3 de outubro de 2014

2707 - um compositor em 28 de setembro 2


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O BISCOITO MOLHADO

Edição 4957                                        Data: 01 de  outubro de 2014

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SIMON KHOURY BRILHA NO RÁDIO MEMÓRIA

2ª PARTE

 

Depois de informar aos ouvintes que o Simon Khoury convocou Vittor Santos para elaborar os arranjos das suas composições, Jonas Vieira exclamou:

-O disco está primoroso!

Então, tudo mudou: Simon Khoury, que sempre foi o entrevistador, passou a ser o entrevistado:

-Simon, por que você, de repente, achou que poderia ser compositor?

-Eu já fazia minhas coisinhas como hobby, brincadeira. A gente escuta música há 78 anos. Desde os 5, 6 anos de idade, minha mãe me dava banho... antigamente, as mulheres da classe média cantavam os sucessos de carnaval.

E Simon Khoury se pôs a cantarolar a marchinha do carnaval de 1942 que a sua mãe cantava enquanto o banhava com água, sabonete e bucha:

-”Todo o mundo diz que sofre/ Sofre muito neste mundo/ Mas a mulher do leiteiro sofre mais/ Ela, passa, lava, cose/ E controla a freguesia/ E ainda lava garrafa vazia.”  

Simon Khoury estava emocionado, havia fortes razões para isso, o que explica a sua fala truncada, as suas idas e vindas no tempo em uma só frase, como os ouvintes desse Rádio Memória perceberam, e nós, aqui, procuraremos reproduzir da melhor maneira possível.

-A minha mãe me obrigava a ouvir Chopin. Eu estudei piano com 3 anos de idade.

Os irreverentes, quando se referem às notas musicais, dizem que “mi em cima de si faz dó”, mas, naquele instante, Simon Khoury se mostrava sério.

-Quando botavam sol em cima e o fá em baixo, acabou para mim, eu confundia tudo.

E seguiu adiante:

-Minha mãe era dona de rádio, eu trabalhava em rádio... Eu escutava aquelas músicas todas e achava que tudo o que eu fazia um lixo. Você escuta Chopin, Nazareth, Tchaikovsky, Shostakovich, Bacharach, Tom Jobim, Legrand, Morricone...

E passou para o momento em que se sentiu incentivado a prosseguir como compositor:

-Eu comecei a descobrir que poderia fazer alguma coisa quando eu estava cantarolando um choro, o Carlos Kroeber, o Carlão, que só gostava de música clássica ouviu e achou bonito.

Sem pausa para respirar, continuou:

-O Chiquinho do Acordeon, um cara de um bom gosto incrível, quando me ouviu assoviando, perguntou de quem era, eu respondi que achava que era meu, e ele então gravou.

Tratava-se de “Barroquinho, de Simon Khoury e Sebastião Tapajós, faixa de um disco do Chiquinho do Acordeom, de 1989.

Agora, ouvíamos um Simon Khoury resoluto:

-Pensei: Gílson Peranzzetta gravou um choro meu, Sebastião Tapajós, Altamiro Carrilho, Hermeto Pascoal... Quer saber de uma coisa: vou tentar fazer um disco, mas com coisas que foram importantes para mim.

Logo em seguida, põe-se a cantarolar uma melodia de estilo tchaikovskyano.

Resolvido a fazer o tal disco, procurou o arranjador, compositor, trombonista e produtor Vittor Santos.

-Vittor Santos trabalha de maneira impressionante, é gênio. Eu queria um Choro com cordas. Eu não entendo por que ninguém faz a obra de Nazareth com cordas... Vittor Santos me disse: “Simon, ouvi as suas cinco músicas gravadas; vamos fazer um disco autoral?”

Simon Khoury ficou embasbacado com a proposta:

-Meu Deus do céu!...

Disse que Vittor Santos ouviu a gravação de “Barroquinho” e gostou;  em seguida, Peter acionou as carrapetas, e os que madrugaram para não perder “Almanaque” e “Rádio Memória” se deleitaram com essa música.

-Que músicos!... - eletrizou-se o Jonas Vieira.

-Chiquinho dá um banho no acordeom, Gilson Peranzzetta no piano, e …

Como o Jonas Vieira titubeou, Simon Khoury correu em seu socorro:

-Sebastião Tapajós no violão.

-Havia um baixo... Não tinha mais músicos?...

-Nada, Jonas, é só o trio.

-Nossa!... - abismou-se o Sérgio Fortes com aquele trio que multiplicava o som que parecia uma orquestra.

Simon Khoury também tem as suas obsessões, e uma delas é o ator Carlos Kroeber, o Carlão, que é citado por ele incontáveis vezes:

-Carlos Kroeber ouviu e gostou. Que arranjo bonito de Mozart!, disse ele, e pôs-se a cantarolar...

Simon Khoury, personificando o seu amigo, pôs-se, então, a entoar “Saudades da Bahia.” Dois gozadores, por isso eram tão unidos. - imaginamos nós, do Biscoito Molhado.

Foi interrompido pela voz solene do titular do programa:

-Roquette Pinto. 94.1 FM. Rádio Memória. Hoje, apresentando, em primeira mão, o trabalho do Simon Khoury, o disco “Reflexos” com arranjo de Vittor Santos com músicos sensacionais.

Sérgio Fortes acrescentou que a produção gráfica do disco era notável.

Surpreendentemente, a voz do Jonas Vieira se tornou confidencial:

-Aqui entre nós e mais os ouvintes, tudo isso é bolação minha.

-Drácula! - reagiu o Simon Khoury àquela vampirização da sua energia criativa.

Sem deixar brechas para apartes, contou como é o seu processo de criação.

-Eu vou para a praia e tenho uma ideia, então, eu pego o celular e telefono para mim mesmo.

Simon Khoury disse que atende ao chamado para si mesmo e canta a sua ideia musical, pois, se não o fizer, esquecerá tudo.

-Drácula é você. - devolveu o Jonas Vieira.

O processo criativo é mesmo inexplicável; Debussy compôs La Mer longe do litoral, no meio do verde das árvores e das gramíneas, enquanto o Simon Khoury, sentindo o cheiro da maresia, compõe músicas que não nos lembram biquinis,  asas deltas, fios dentais, ou seja, nádegas. Capricho das musas, com toda certeza.

Aprisionada a inspiração fugidia no celular, ele a desenvolvia e, depois, procurava o arranjador Vittor Santos.

-Eu, rouco, cantava para o Santos. Uma vez, ele me disse que eu emiti um sol helênico. Sol helênico?!... Agora, ele me pegou.

Toda essa confusão porque, lembramos, Simon Khoury esbarrou com  sol em cima fá embaixo e se deu por vencido, não prosseguiu com o estudo da música como a sua mãe desejava. Lutasse com os obstáculos, saberia, hoje, escrever as notas musicais e ler partitura. Mas não está sozinho, pelo contrário, poucos são os compositores brasileiros que sabem ler uma partitura.

-Eu falei para o Vittor Santos.

E tentou reproduzir essa fala:

-Eu quero um favor seu: liberdade total. Não quero solo de mais de um minuto, porque eu tenho muito medo, no jazz, de instrumentista que fica 18 minutos explorando um tema. Eu quero que haja diálogo entre dois instrumentos.

-Qual é a faixa de abertura do seu disco? - interferiu o Jonas Vieira.

 

 

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