-------------------------------------------------------------------
O BISCOITO MOLHADO
Edição 4030 Data: 17 de
setembro de 2012
-------------------------------------------------------------------
O SABADOIDO DOS
1001 E DOS 10 MAIORES DE TODOS OS TEMPOS
PARTE II
-Luca
telefonou para avisar que não vem, porque tem de levar a filha de carro a um
compromisso, depois a neta. Ele está, enfim, hoje, com a função de motorista da
família. – informou-me a Gina.
-Sim.
-A preocupação
dele era com as suas sacolas de compra, que você tem que carregar até em casa a
pé. Eu lhe disse que você não comprou nada.
-Na verdade,
Gina, só quando estava na metade do caminho para cá, percebi que esquecera o
dinheiro em casa. Mas
eu já me encontrava naquilo que os americanos chamam de “point of no returnn”.
-O que é isso?
– estranhou.
-Numa
trajetória, chega-se a um ponto em que a volta à partida é fisicamente
impossível, isso é o “point of no
returnn”; aconteceu com o voo da Apolo 13; não dava mais para voltar depois
que os problemas espocaram na nave.
-Isso tudo é
para dizer que você estava com preguiça de retornar para casa e encher a
pochete de dinheiro? – simplificou minha cunhada.
-Isso e mais o
fato de ocorrer agora, na Praça Manet, um festival de pipas. São umas vinte
pessoas de meia idade empinando pipa. Eu tive de driblar inúmeras linhas com
cerol para não ter o pescoço cortado; não iria passar de novo por essa
experiência.
-Mas vai ter
de passar sem a carona do Luca.
-Sim, mas
estarei, então, com mais fôlego para atravessar todas aquelas linhas cruzadas.
E perguntei
pelo Claudio.
-Ele foi ao
Wal Mart, mas chega logo. - informou-me.
-Se o Vagner
não veio até agora, não vem mais.- concluiu.
-O Claudio diria
que o cavalo ficará neste sábado sobrecarregado, pois substituirá dois.
Eu trouxe um
envelope para a Rosa Grieco e a ausência do Luca atrapalha os meus planos. - pensei
sem me manifestar.
Gina se reportou
à festa do dia anterior e eu falei da minha ida até ela.
-Para chegar a
Usina, eu pretendia sugerir o Túnel Noel Rosa, mas o Lopo (meu irmão mais novo)
discordou com o argumento de que os bandidos das proximidades poderiam causar
problemas. Quando pegamos o táxi, pouco
depois das seis da tarde, o próprio motorista garantiu que não havia perigo no
Túnel e o Lopo se convenceu.
-O taxista foi
também pelo Túnel Noel Rosa na minha ida para lá com o Daniel.
Como voltamos
os quatro juntos no mesmo táxi, não tocamos no assunto, ou seja, que o Túnel
Noel Rosa foi evitado porque já se aproximava da meia-noite, hora em que a
bandidagem se assanha.
Pouco depois,
reaparecia o Claudio.
-Você leu
sobre a tantalita que a Venezuela exporta, clandestinamente, para o Irã?
E, sem pausa,
acrescentou, com a notícia ainda fresca na sua mente:
-A mercadoria,
na verdade, é contrabandeada do Brasil para a Venezuela.
-Cláudio, eu
começava a trabalhar na SUNAMAM, em 1979, quando a tantalita nos causou um
problema dos diabos.
-Não é maior
do que o que causa agora. - comparou.
Dei início,
então, às minhas reminiscências.
-Em 1979, o
tráfego marítimo das chamadas cargas nobres eram cartelizados pelas
conferências de frete. Assim, o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos se
enquadrava na Conferência Interamericana de Fretes - CIAF. Havia alentados
volumes com o valor do frete de cada mercadoria comercializada.
-Vocês olhavam
essa tarifa e diziam o valor do frete da carga?
-Sim.
- E qual era o
frete da tantalita?
-Você foi na
ferida, Cláudio. Os exportadores da
tantalita para os Estados Unidos acordaram um frete com a CIAF e a SUNAMAM, que
parecia razoável. Depois, descobriu-se
que a tantalita, além de ser usada na produção de ligas metálicas de alta
resistência ao calor, bem como à abrasão e à corrosão por substâncias ácidas, também
entrava na fabricação de motores de foguete.
-O valor,
então, foi às nuvens? – concluiu.
-Foi, mas o
frete das conferências de frete só poderia subir anualmente e no percentual do
reajuste geral, que nós, da SUNAMAM, calculávamos. Surgiu, então, a briga: a
Conferência Interamericana de Fretes querendo aumentar o frete e o exportador
não aceitando.
-Pelo que
entendi, majorar o frete, quebrava a regra. – interveio o Claudio.
-A CIAF tinha
um argumento de peso: uma carga preciosa
acarretava um seguro elevado, e o seguro é um dos componentes do custo
do frete.
-E como isso
terminou?
-Após semanas
e mais semanas de arranca-rabo, estabeleceu-se um frete ad valorem para
a tantalita. Se eu não me engano, 2,5%
sobre o valor FOB por tonelada.
-Além da
indústria espacial, a Tantalita também é utilizada em reatores nucleares.
-Pois é,
Claudio; proibiram, por isso, a sua exportação para o Irã. Agora, surgiu a notícia que,
clandestinamente, o Hugo Chaves envia tantalita para o Irã e que ela é
proveniente dos garimpos de Guajará-Mirim, em Rondônia.
-Ela passa
pela Bolívia antes de chegar a Venezuela. - disse o Claudio.
-Pelo que li,
apreenderam 2 toneladas e, depois, 18.
-Quanta
riqueza nossa se esvai pela fronteira! - indignou-se meu irmão.
Estou de volta.
- era o Daniel, que dava por encerrada a sua caminhada.
-Daniel,
enquanto eu aguardava a passagem do tempo para ir à festa, assisti a um
excelente documentário sobre os acidentes nas corridas de automóvel do passado.
-Você assistiu
até o fim, Carlão.
-Tive de
desligar a televisão na morte do Jim Clark.
-Ele morreu na
Alemanha.
-O Colin
Chapman era um gênio da construção de carros, mas colocava em risco a segurança
de quem os pilotava. - afirmei.
-Carlão, com ou
sem Colin Chapman, morreriam quase todos aqueles pilotos. - declarou.
-O médico que
socorreu o Airton Senna, em
San Marino , morreu nesta semana.
Mas meu
sobrinho sabia da notícia com minúcias que eu desconhecia:
-O Sid
Watkins?... Partiu dele a ideia do Hans, a proteção de pescoço e cabeça
contra a desaceleração repentina nas colisões, e a célula de sobrevivência,
onde ficam os pilotos, que se mantém intacto depois das batidas a mais de 200 quilômetros por
hora.
Depois de uma
breve pausa, bradou que tomaria banho, pois o suor da caminhada já lhe secara
no corpo.
Quanto a mim,
pedi para deixar o envelope da Rosa Grieco lá e fui sem nada nas mãos para casa
enfrentar as linhas com cerol...
Nenhum comentário:
Postar um comentário