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O BISCOITO MOLHADO
Edição 4913 Data: 28 de julho de
2014
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UM PIANO AO LEVANTAR DA MANHÃ
PARTE I
No dia 27 de julho de 1938, Pernalonga
fez a sua estreia no mundo do desenho animado, como coadjuvante do Gaguinho, no
filme “Porky's Hare Hunt”, mas o Homem-Calendário não se encontrava no Rádio
Memória para informar aos ouvintes desse evento e comentar a ascensão do coelho
que, pouco depois, se tornaria protagonista.
-Por causa de uma forte gripe, Sérgio
Fortes não estará hoje conosco. - informou o Jonas Vieira.
Ausência
lastimável porque a convidada do programa era a notável pianista Sônia Maria
Vieira, cujas gravações são tocadas, até então, exclusivamente na Rádio MEC,
emissora onde o Sérgio Fortes repercute as apresentações da Orquestra Sinfônica
Brasileira.
A identidade do convidado, no início do
programa era um segredo, mas, com Simon Khoury por perto, todos os segredos se
tornam de polichinelo.
-Sonia Maria Vieira. - revelou o nome
antes do titular do programa.
Restou ao Jonas Vieira anunciar que
abririam musicalmente o programa com uma polca.
Bésinha era a polka que a pianista
afirmou ser uma das suas favoritas. E acrescentou:
-A homenageada era noiva, depois esposa,
do Misael Domingues, chamava-se Isabel. Segundo Guerra Peixe, essa polca é a precursora
do frevo instrumental.
Jonas Vieira expressou a sua curiosidade
sobre a origem de tão expressivo compositor e a pianista respondeu que Misael
Rodrigues era alagoano, que estivera no Rio de Janeiro onde se formou em
Engenharia no Largo de São Francisco, retornando, depois, para o nordeste
passando parte da sua vida em alguns estados dessa região, principalmente,
Pernambuco.
-Em que período viveu? - foi a outra
pergunta dele.
-Viveu de 1857 a 1932.
-Foi contemporâneo do Nazareth.
-E da Chiquinha também. - acrescentou
ela.
E prosseguiu a Sônia Maria Vieira:
-As peças do Misael Rodrigues eram
editadas na Europa, na Alemanha, principalmente.
Cabe aqui um parêntese: Chiquinha
Gonzaga se surpreendeu quando soube que algumas composições suas eram editadas
na Alemanha, o que comprova o gosto dos alemães pelas obras pianísticas dos
artistas brasileiros daquela época. Ela se pôs, então, a lutar, com mais
denodo, pelos direitos autorais, mas isso é outra história.
Maria Sônia Vieira continuou a discorrer
sobre o compositor tão injustamente esquecido:
-Ele era professor de desenho, de
matemática. Era multifacetado. Uma pessoa incrível!
Simon Khoury interveio para narrar a sua
primeira história dominical. Jantava, em sua casa, com o Paulo Autran e colocou
na vitrola um disco que deixou o ator “enlouquecido”.
-É Chopin?
-É Misael Rodrigues tocado pela Sônia
Maria Vieira.
-”Revelação” - disse ela.
No momento, imaginei que a Sônia Maria
Vieira estivesse também no jantar e que Simon Khoury tivesse omitido a sua presença,
mas logo tudo seria esclarecido.
Paulo Autran, segundo ele, gostou da sua
ignorância aos 60 anos de idade, “pois um horizonte novo se abria diante dele”.
-Isso foi publicado no seu livro
(Bastidores), não foi Simon?
Soubemos, assim, eu e os ouvintes do
Rádio Memória que ela não adivinhara o nome da música que o ator julgou de
Chopin.
-Agora?- pediu o titular do programa
mais notas musicais no piano.
“Revelação - Romance sem palavras”. -
anunciou a ilustre convidada.
Depois de ouvida, reagiu indignado com o
fato de os brasileiros desconheceram tal joia.
-Eu fiz o disco, em 1981, que foi
considerado um dos melhores do ano, para revelar o Misael Rodrigues.
E contou que o Guerra Peixe tinha uma
conferência agendada, fora do Rio, sobre o compositor e lhe pedira para tocar
algumas composições dele para ilustrar a sua palestra. Era um pedido do seu
mestre, ela gravou na hora e, depois, divulgou as criações de Misael Rodrigues
o mais que pôde, tocando até na extinta TV Educativa.
- E todos ficaram apaixonados. - frisou.
-Você fala com um sorriso nos lábios,
por quê? - desviou o assunto dos dedos para o semblante da convidada o Simon
Khoury.
Mesmo sem estarmos lá, nós, ouvintes do
Rádio Memória desse dia 27 de julho, víamos esse sorriso tal a efusividade com
que falava.
-Eu acho que o ser humano é positivo.
Porque estou de bem com a vida.
-O que não é o caso do Simon. -
alfinetou o Jonas Vieira.
Antes de o Simon Khoury se manifestar de
novo, Jonas Vieira se antecipou:
-Roquette Pinto 94.1. Rádio Memória;
recebendo hoje a grande pianista Sônia Maria Vieira, que divulga a obra de
Misael Rodrigues. Mas nós vamos ouvir outros compositores?
-Certamente. Agora, Ernesto Nazareth com
uma peça, infelizmente, pouco conhecida “Gemendo, Rindo e Pulando.”
E vieram os temas musicais que retratam
admiravelmente os gemidos, os risos e os pulos.
-Isso, no rádio, é uma raridade. -
voltou a se indignar o Jonas Vieira.
-Você não teme as armadilhas?... Tem
receio daquela nota?... Fica preocupada?... - voltou à tona a veia de
entrevistador do Simon Khoury.
-Todos ficam, porque respeitamos muito o
público. Nós queremos dar o nosso melhor. Todo o mundo fica nervoso.
-Eu, mesmo, estou nervosíssimo. - não
deixou o Jonas Vieira a piada escapar.
Será que a gripe do Sérgio Fortes é de
fundo nervoso? - foi a pergunta que me ocorreu naquele instante.
E o titular do programa se voltou para a
sua convidada.
-Domingo retrasado, nós trouxemos aqui
outra pianista maravilhosa, Fernanda Canaud. Ela se animou com a minha proposta
de voltar ao nosso programa e de gravar peças do Custódio Mesquita, outro
grande compositor que está aí, largado.
Sônia Maria Vieira aludiu, então, ao
Albino Pinheiro, fundador da Banda de Ipanema, que é sobrinho do Custódio
Mesquita, embora conheça mais outro sobrinho dele, Cláudio, através da amizade
que este nutre pelo seu irmão.
-Conheço muito a família. - concluiu.
-São de Laranjeiras. Só tem gente
importante em Laranjeiras.
Por ser rubro-negro, Jonas Vieira omitiu
o clube do bairro.
Era a vez de aflorar de novo o Simon
Khoury entrevistador:
-Como você vê os grandes talentos, na
música clássica, que não recebem o devido valor, que não aparecem. O que você
pode fazer?
-Não se pode fazer muito.
-Há gente que é parente de governador,
conhecido de presidente, e sobressai.
Nesse momento, Jonas Vieira interveio.
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